domingo, 11 de abril de 2010

Curiosidade sobre Casamento

Casamento


Você sabia que a cerimônia de casamento nasceu na Roma antiga? Todo esse ritual da noiva se vestir especialmente para a cerimônia, veio de lá e virou uma tradição.

Foi em Roma ainda que aconteceram as primeiras uniões de direito e a liberdade da mulher casar por sua livre vontade.


Chuva de Arroz

A tradição de atirar grãos de arroz sobre os noivos, após a cerimônia nupcial, teve origem na China, mais de 2000 anos antes de Cristo onde um Mandarim quis mostrar a sua riqueza, fazendo com que o casamento da sua filha se realizasse sob uma “chuva” de arroz, já que o arroz era tido como símbolo de fartura.

Séculos depois, o hábito chegaria à América e a outros lugares do mundo, significando êxito material e espiritual na nova vida. Na Roma antiga, em vez de arroz, costumava-se jogar sobre os noivos amêndoas e nozes, símbolos da fertilidade.



Flores no caminho

Os antigos romanos tinham o costume de atirar flores no trajeto da noiva, acreditando que as pétalas fariam a noiva ter sorte e dar carinho ao marido.



Flores de laranjeiras

As flores de laranjeira começaram ser usadas na Grécia antiga e significava pureza, fertilidade e felicidade nupcial.

Por isso, pouco antes da cerimônia, a noiva era presenteada pela mãe do noivo com um belo buquê dessa flor. Até hoje, muitas noivas a escolhem para compor o buquê.


Buquê

Na Grécia e na Roma antigas, o alvo preferido das solteiras não tinha apenas flores, mas também ervas e temperos. Alguns buquês eram feitos de alho para espantar os maus espíritos. As flores tinham significados próprios: a hera representava fidelidade; o lírio, a pureza; as rosas vermelhas, o amor; violetas, a modéstia; não-te-esqueças de mim, o amor verdadeiro. Flores de laranja trariam fertilidade e alegria ao casal.

Um ramo de noiva deve levar sempre mais do que uma qualidade de flores.

Grinalda

Distingue a noiva do resto dos convidados. É ainda símbolo de status e riqueza. Quanto mais luxuosa, mais poderosa é sua dona.

Véu de noiva

O uso do véu da noiva era um costume da antiga Grécia e que foi criado para proteger a noiva de mau olhado e também dos seus possíveis admiradores.

Tradicionalmente, a noiva usa um véu que cobre seu rosto porque antigamente o costume era ocultar ao noivo a vista de sua futura esposa até a hora do casamento e também porque significava submissão ao marido. Também tinha um significado especial para a mulher: separava a vida de solteira da de casada e futura mãe.


Vestido de noiva

O primeiro vestido branco foi adotado pela Rainha Vitória, no século XIX, quando se casou com seu primo, o príncipe Albert. O pedido de casamento foi feito pela apaixonada noiva, já que homem algum poderia se atrever a fazer tal proposta a uma rainha. Na antiga China e na Idade Média as noivas cobriam-se de vermelho, pois era a cor do amor.

Beijo

Muitas culturas acreditavam que quando os casais se beijavam no final da cerimônia, suas almas também eram compartilhadas.

Aliança

Representa fidelidade e a unidade perfeita, sem começo e sem fim.

O costume de usar aliança para honrar um contrato de casamento surgiu em Roma. No Egito antigo, representava a eternidade, pois não tinha começo nem fim. Assim, o homem e a mulher deveriam usá-la para formalizar o casamento. Mais tarde, quando os gregos descobriram o magnetismo, adotaram a aliança de metal, acreditando que tinha poder de atrair o coração, órgão que representa o amor. Como tradição cristã, teria surgido no século XI, quando a aliança deveria ser usada no dedo anular da mão esquerda, pois acreditava-se que haveria uma veia ligada diretamente ao coração. Aliás, ainda hoje, esse costume é praticado nos casamentos islâmicos. Esse costume se mantém entre a maioria dos povos, como no Brasil. Já na Alemanha e em outros países europeus, a aliança de casamento é usada no dedo anular direito e a de noivado, no dedo anular esquerdo.


Porque é que os anéis de noivado devem ter um diamante?

Chamam-se aos diamantes as “pedras de Venus”, a deusa do amor.

Ao longo da história, os diamantes foram associados às coisas belas e a sua misteriosa luz interior, ao fogo da paixão.

O primeiro anel de noivado com um diamante foi oferecido em 1477 por Maximiliano, da Áustria, a Maria de Burgundy. No momento do pedido de casamento, Maximiliano colocou o anel de diamantes no Terceiro dedo da mão esquerda da sua amada. Maria disse que “sim” e nasceu uma tradição.

Também há quem diga que o dedo anelar da mão esquerda tem um vaso sanguíneo com a ligação mais próxima do coração.


Usar uma coisa velha, nova, emprestada e azul no dia da cerimônia

A tradição surgiu na época Vitoriana. Geralmente, a coisa velha é uma jóia de família, um lenço ou o véu da mãe ou da avó. A nova, o vestido, serve para trazer sorte. A emprestada tem que pertencer a uma esposa feliz. A azul representa pureza e fidelidade.


Moeda no sapato da noiva

Esse antigo costume servia para acalmar a deusa Diana. Segundo crenças, ela ficava nervosa quando uma mulher perdia a virgindade. A moeda servia para lhe esfriar os ânimos.

Bem-Casado

Segundo a tradição bíblica, após criar Adão e Eva, Deus uniu-os como se fossem uma só pessoa. O bem-casado representa as duas partes que se unem e são seladas pela cumplicidade e respeito mútuo. Para se ter muita sorte nessa união, deverá ser distribuído um bem-casado a cada convidado.

Diz a lenda que todo aquele que o saborear estará sendo abençoado com a mesma sorte e felicidade. “Basta fazer um pedido, antes de dar a primeira mordida”.

• Casamento: para dar sorte ao casal e aos convidados

• Nascimento: para dar boas-vindas ao bebê desejando-lhe vida feliz e saudável.

• União de Empresas: prosperidade e fortuna.

• Debutante: para compartilhar a juventude eterna.

• Bodas: para compartilhar a união feliz e o amor eterno.

Brinde

A bebida esteve sempre relacionada com o casamento.

Nos antigos ritos, o vinho era a bebida utilizada e é referenciada na Bíblia, mas o primeiro registro de um brinde remonta a uma festa de casamento dos Saxões no ano de 450, Antes de Cristo.


Bolo de Casamento

Os bolos sempre estiveram associados aos casamentos ao longo da história.

Os romanos partilhavam um bolo confeccionado com farinha, sal e água.

O costume do “bolo da noiva” veio da França. Conta-se que um cavalheiro francês assistiu a um casamento inglês no qual o noivo e a noiva se beijavam por cima de uma mesa cheia de doces.

Voltando ao seu país, achou mais interessante, em vez de montes de doces, um só bolo modelado e confeitado.

O partir do bolo pelos noivos simboliza que eles irão repartir o futuro.


Porque o noivo deve entrar em casa com a noiva ao colo?

É dos ritos com mais difícil explicação.

Uma das tradições avisa que é azar se a noiva cair à entrada de casa.

Outra firma que o azar vai surgir se a noiva entrar em casa com o pé esquerdo.

Se o noivo a levar ao colo evitam-se estes azares.

Uma outra explicação possível remonta ao costume anglo-saxão em que o noivo roubava a noiva e carregava-a às costas.

Lua de Mel

Surgiu na Grécia e na Roma antigas. Para trazer sorte e amor eterno, os amigos e parentes dos noivos desenhavam uma lua com mel na soleira da casa dos recém-casados para dar sorte. Durante uma fase da Lua, a mãe da noiva levava todas as manhãs aos recém-casados um copo de mel, símbolo da doçura. Já entre os povos germanos, os noivos sempre optavam por se casar na Lua Nova. No final da cerimônia, bebiam uma mistura de água e mel ao luar.


Quantas mulheres podem ter os Árabes?

Não são todos os árabes que podem se casar mais de uma vez.

Os árabes cristãos não mantém tal tradição, pois são monogâmicos.

Quem pode se casar mais de uma vez são os muçulmanos, e até em número de quatro.

Atualmente, é uma prática em desuso, que cada vez mais vem sendo abolida.


Chá de cozinha

Segundo uma lenda holandesa, um moleiro pobre era apaixonado por uma rica donzela. Para ajudá-lo, seus amigos se reuniram e ofereceram a eles itens para a nova casa. Assim nasceu o famoso chá de cozinha.

Nenhum comentário: